Horta urbana

Horta urbana

Número de respostas: 0

Horta Urbana

Cultivo com paixão

*

Mais do que adubo, o segredo da farura desta horta, feita sobre uma laje, está na atenção dedicada por seus donos

Maria Helena Pugliesi
Revista Casa Claudia – 05/2009

Desde criança, Marie Kaufmann está acostumada a buscar no jardim os ingredientes para saladas, chás e temperos. Quando mudou para esta casa, uma de suas primeiras providências foi criar uma horta. “Acontece que o lugar escolhido se tornou sombreado com o crescimento das árvores.

Sem sol, as verduras foram fenecendo, até que resolvi transformar a área em orquidário”, conta. Inconformado com a ideia, seu motorista, Mario Luiz Ferreira, propôs transferir a horta para a ensolarada laje sobre a churrasqueira. “Achei a sugestão estranha, mas ele me garantiu que cuidaria de tudo e que em breve teríamos muitas verduras e legumes”, lembra ela.

Distância entre as jardineiras facilita o trabalho

Com carta branca, Mario começou reforçando a impermeabilização do piso sobre a laje. Depois comprou jardineiras de cimento de 1 m x 15 cm, com 20 cm de profundidade, e criou calços para deixá-las 10 cm acima da laje. “O cimento deixa a terra respirar e, acima do piso, a água escoa direto para uma canaleta”, explica Mario. Há dois anos, ele cuida diariamente da horta: rega, aduba, retira as folhas murchas e observa o crescimento de cada espécie. “O lugar virou a atração da casa”, conta Marie.

Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_471249.shtml Acesso em 31/07/09