Para entender os transgênicos

Para entender os transgênicos

Número de respostas: 0

Para entender os transgênicos


*

Guia traz informações esclarecedoras sobre os produtos geneticamente modificados

Paula Desgualdo
Revista Saúde – 07/2009

Sua segurança para a saúde e o meio ambiente ainda é motivo de debate.
Mas alimentos cultivados com o DNA de diferentes espécies já fazem parte do nosso cotidiano há 13 anos.
Para quem quer saber mais sobre o assunto, o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) acaba de lançar o guia O Que Você Precisa Saber sobre Transgênicos — é possível ler a versão online ou pedir um exemplar no site. “Esses produtos passam por testes rigorosos”, afi rma Alda Lerayer, diretora executiva do CIB. “Os transgênicos são seguros e podem até ser modifi cados para promover benefícios.”

Quem é contra:
“Ainda não tivemos tempo suficiente para verificar os efeitos dos transgênicos no organismo”, acredita a nutricionista Vanderlí Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição. “Eles têm potencial alergênico.”

BIOTECNOLOGIA NA SUA MESA
Não é de hoje que bactérias, fungos e micro-organismos geneticamente modifi cados participam dos processos de fermentação e conservação de alimentos e bebidas. Veja abaixo em quais produtos do dia a dia eles podem ser encontrados:

Pães
Queijos e produtos lácteos
Geleias Sucos industrializados
Embutidos

LINHA DO TEMPO
A evolução dos alimentos geneticamente modificados nas últimas décadas:

1953 - O americano James Watson e o britânico Francis Crick identificam a estrutura da molécula de DNA e abrem as portas para o desenvolvimento da biotecnologia moderna.
1972 - O bioquímico americano Paul Berg consegue transferir o DNA de diferentes espécies para uma célula hospedeira. Assim surge a chamada técnica de DNA recombinante, que, anos depois, seria usada para produzir alimentos transgênicos.
1983 - Três grupos de cientistas adicionam genes de uma bactéria a duas plantas. Surgem os primeiros vegetais transgênicos.
1994 - Mais de dez anos depois, os Estados Unidos realizam o primeiro lançamento comercial de uma planta geneticamente modificada — uma variedade de tomate.


Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_484998.shtml Acesso em 03/07/09