Lançamentos da Feira do Livro de Porto Alegre aproximam literatura infantil dos deficientes visuais.
Dois títulos do Projeto Zepelim, formado por sete coleções de literatura infantil da Editora Positivo, serão lançados em braille na 55ª
Sem fins lucrativos e de forma voluntária, a iniciativa será responsável pela produção e distribuição de 20 exemplares de cada um dos títulos, que serão entregues a bibliotecas e escolas públicas que atendam esse perfil de aluno. As instituições interessadas em receber gratuitamente as obras podem se inscrever até 26 de outubro pelo e-mail confraria.braille@hotmail.com.
“Acreditamos na inclusão social pela cultura. Por isso, há seis anos buscamos apoio da Câmara Rio-Grandense do Livro e das editoras e autorização dos escritores para produzirmos livros em braille”, explica Isabel Sant'Anna Oliveira, fundadora da Confraria de Letras em Braille e responsável pela avaliação dos livros que compõem a lista de 12 títulos transcritos em braille este ano pelo projeto. Os dois livros de Gláucia de Souza foram selecionados devido à qualidade das histórias elaboradas pela autora e por terem sido recém-lançadas no mercado editorial.
Quem quer lamber panela?, da coleção “Hora viva”, narra a história de Antônia, que fazia seus quitutes inspirada nas músicas entoadas por crianças que brincavam próximo à sua casa. No livro são resgatadas cantigas e parlendas da cultura popular brasileira na voz da garotada que se divertia no jardim de Antônia. Já Atchim?, da coleção “De fio a pavio”, conta a história de Raul, um menino que tinha alergia e que quase não saía de casa, nem mesmo para brincar com os amigos. Aos poucos, descobre-se que sua alergia era na verdade timidez.
Criado em 2008 pela Editora Positivo, o Projeto Zepelim tem como objetivo estimular o hábito da leitura de forma contínua, em um processo em que a criança amadureça sua capacidade leitora ao interagir com textos de complexidade crescente. O projeto oferece um cardápio variado de leitura dividido em sete coleções — entre narrativas, poesia e livros de imagem — destinadas a crianças entre três e dez anos. Para orientar o trabalho do professor, cada um dos 50 títulos que compõem as coleções é acompanhado por propostas de trabalho, com várias possibilidades de exploração do livro visando à formação do leitor. Esse material e mais vídeos com contação de trechos das histórias estão disponíveis no site www.editorapositivo.com.br/zepelim.
Fonte: Reportagem retirada do Portal Curltura no dia 12 de novembro de 2009. http://www.portocultura.com.br/literatura/index.php?id=8&idNot=5238&back=8