Super-rádio inteligente

Número de respostas: 3

Super-rádio inteligente imita ouvido humano

Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica – 16/06/2009

*

Engenheiros do MIT inspiraram-se no ouvido humano para criar um super-rádio capaz de receber sinais de telefones celulares, Internet e televisão, além dos tradicionais sinais de rádio.

"Quanto mais eu olhava para o ouvido, mais eu me convencia de que ele é como um super-rádio com 3.500 canais paralelos," conta o pesquisador Rahul Sarpeshkar, que desenvolveu o equipamento juntamente com dois de seus orientandos.

Analisador de frequências

Ao imitar o funcionamento da cóclea, os pesquisadores conseguiram construir um rádio totalmente integrado em um chip. Por ser tão miniaturizado, ele consome pouquíssima energia, mesmo sendo, segundo seus criadores, o mais rápido analisador de radiofrequência já criado até hoje.

Os pesquisadores rapidamente requisitaram uma patente para o seu invento, de olho nas inúmeras possibilidades de aplicação da sua "cóclea artificial." Além de poder ser utilizado para captar sinais de várias faixas do espectro, como celular, Internet sem fios, FM e vários outros sinais, o aparelho poderá permitir a criação de uma nova arquitetura de rádio por software.

Versatilidade do ouvido humano

A cóclea biológica usa uma série de "truques" para converter as ondas sonoras em sinais elétricos, adequados para serem enviados para o cérebro, incluindo mecanismos fluídicos, piezoelétricos e de processamento neural de sinais.

Essa variedade de instrumentos dá uma grande versatilidade à cóclea humana, que consegue detectar sons de 100 até 10.000 Hz.

Um milhão de Hertz

Os pesquisadores foram ainda mais longe e construíram um chip que amplia essa variedade de sinais captados para uma faixa que se estende por um milhão de Hertz.

"Alguém que trabalha com rádio nunca iria pensar nisso, e alguém que trabalha só com a audição também não, mas quando você põe os dois juntos, cada um oferece insights para o outro," diz o pesquisador.

Cóclea artificial

O super-rádio, ou a cóclea artificial de radiofrequência, foi fabricado na forma de um chip que mede 1,5 mm por 3 mm. As ondas eletromagnéticas captadas passam por bobinas e capacitores que imitam os fluidos e as membranas da cóclea biológica.

A cóclea artificial é mais rápida do que qualquer outro analisador de espectro e consome 100 vezes menos energia do que seria necessária para a digitalização direta do toda a largura da banda que ela consegue captar.

Isto a torna perfeita para a construção de uma espécie de rádio cognitivo, que será capaz de captar uma grande gama de frequências e selecionar quais ela deseja receber.

Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-radio-inteligente-imita-ouvido-humano&id=010110090616 Acesso em: 16/07/2009



Em resposta à Primeiro post

Re: Super-rádio inteligente

por Terezinha Luiza Loeblein Dias -

A capacidade humana é incalculável...imagine se nossos alunos podessem estudar tendo a disposição um computador para pesquisas instantaneas em sala de aula...acho que reinventariam todo o sitema de pesquisas e até o computador...seus materiais seria talvez um... super schip inteligente.

Em resposta à Terezinha Luiza Loeblein Dias

Re: Super-rádio inteligente

por Usuário excluído -
Terezinha, como assim um super chip inteligente? estamos falando de uma virtualização do material de uso em sala de aula? dos livros? cadernos? como você imagina uma aula utilizando esse super chip?
Em resposta à Primeiro post

Re: Super-rádio inteligente

por Claudia Cristiani Benitez -

 

  O homem cada vez mais avançando em suas descobertas, onde essas trazem vantagens e desvantagens para a humanidade.

  Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem as letrinhas TICs ( tecnologias da informação e comunicação) ,entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas.

O instrumento das novas tecnologias entenda-se computador e internet, podem vir a substituir ou complementar as funções antes assumidas pelo caderno no tocante ao registro da representação individual do aluno. A adequada utilização desse ferramental cibernético permite ao aluno uma multiplicidade de escolhas de modo de representação de determinada experiência educacional, em sintonia com o seu estilo de aprendizagem e com o seu perfil de inteligências, propiciando um ambiente favorável à manifestação de sua individualidade e resultando no desenvolvimento de sua autonomia intelectual. Portanto, a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação podem, se adequadamente utilizadas, propiciar a criação de um contexto de aprendizagem participativo, interativo e vivencial.

Dentro deste novo paradigma educacional, no qual o professor é visto como um mediador, um facilitador da aprendizagem, um administrador de curiosidades dos alunos, que saem da posição de receptores passivos para a de um colaborador ativo, a INTERAÇÃO é mola mestra do processo ensino-aprendizagem.

A utilização destas NTI (novas tecnologias de informação) permite a troca de idéias on-line, por meio de uma interação de natureza multimídia: textos, hipertextos, sons, imagens, vídeos, etc., produzindo uma redefinição das noções de tempo e espaço.

 Se não fosse essa tecnologia maravilhosa não estaríamos agora refletindo e debatendo sobre esse assunto.